quarta-feira, 29 de abril de 2009

Lobo ou Cordeiro?

Vi um vídeo de um jornalista catarinense - Luiz Carlos Prates - onde ele expressa sua indignidade com a absurda festa das passagens aéreas, inclusive taxando os políticos de safados e a nós de cordeirinhos.
E ele está coberto de razão.

Até quando ficaremos de cabeça baixa, diante de tantas safadezas desses "coisas"?
Até quando aceitaremos tantas falcatruas?
Até quando faremos piadas dessa situação?
Até quando seremos coniventes?
Até quando seremos palhaços desse circo sem graça?

Sinto-me incapaz de reverter este quadro. O comportamento dos políticos, parece-me que com a complacência do terceiro poder e com a NOSSA omissão, vem me causando uma enorme tristeza.
Eles simplesmente fazem o que bem entendem, legislam em causa própria, são extremamente corporativistas, egoístas, mentirosos, desonestos e, acima de tudo, desprovidos de qualquer caráter cívico.
Política é a arte de bem administrar. Infelizmente, esqueceram-se de dizer a eles que é arte de bem administrar a coisa pública.
Político honesto é a exceção no Brasil, quando TEM QUE SER A REGRA!!!
Vejam o último escândalo, o festival de passagens aéreas. Sinceramente não encontro palavras para expressar minha indignação. É um absurdo tão grande, mas que se torna corriqueiro, e - como aconteceu com outros milhares de escândalos - mais dia, menos dia, ninguém tocará mais no assunto. E a esbórnia política continuará, a imprensa descobrirá outra orgia e a publicará, e todos nós ficaremos indignados, e... cairá novamente no esquecimento. E assim vem ocorrendo no Brasil desde o seu descobrimento.
Às vezes, penso que a mídia brasileira tem uma enorme parcela de culpa: levanta a lebre, faz um escarcéu, acusa, bláblábláblá, e também... ESQUECE!!! Seria injusto pensar que os acusados chegaram ao preço dela? Seria demais imaginar que deram um belo e polpudo $calaboca$? Quem sabe...

E nós, meu Deus? O que fazemos?
Mostramos indignação no bate-papo com amigos, esbravejamos, xingamos, dizemos que rasgaremos o título de eleitor, insultamos as coitadas das mães
, subimos na mesa, cerramos os punhos, falamos alto, damos murros e urros, até fazemos post em blogs, e... NADA, NADA, NADA, NADA!!! Nós nos esqueceremos também... E assim caminham os cordeirinhos.

Bons políticos existem? É óbvio que, dentro do saco de laranjas podres que é o Congresso Nacional, como de resto em todas as esferas políticas, encontramos algumas - poucas, é verdade - laranjas boas.
Percebemos que, infelizmente, quando falamos de política brasileira e queremos usar os velhos ditados, nós temos que fazer um a inversão de valores para dar sentido, reparem:
- Honestidade é regra, não exceção (político honesto é exceção, quando deveria ser a regra);
- Há sempre uma laranja podre num saco de laranjas boas (o Congresso Nacional, por exemplo, é um saco de laranjas podres, onde encontramos algumas boas).

Pois bem, e o que fazemos quando encontramos uma laranja podre num saco de laranjas boas? Simplesmente, eliminamos a podre. E por que não eliminamos logo o saco de políticos podres? É impossível?
Sabemos que não.
O que não sabemos, ou pior ainda - fazemos de conta que não sabemos - é que somos cordeirinhos.

Uma piadinha para descontrair um pouco:

"Numa reunião com o Presidente da Suíça, Lula apresenta seus ministros:
- Este é o Ministro da Saúde, este é o da Educação, este o da Cultura, este é o da Justiça.
E assim foi apresentando todos os ministros brasileiros.
Chegou a vez do Presidente da Suíça:
- Este é o Ministro da Fazenda, este o da Educaçao, etc, etc e este último é o Ministro da Marinha.
Lula começou a rir e perguntou:
- Desculpe, senhor Presidente, mas por que o senhor tem um Ministro da Marinha se na Suíça não tem mar?
E o Presidente da Suíça respondeu:
- Quando V.Exa. apresentou-me os seus ministros da Justiça, da Educação e da Saúde, eu não ri..."

Riu? A piada tem sentido? Aplica-se no Brasil? Ria, que faz bem à saúde, mas refeita um pouco:
- Assumimos nossa cordeirice de vez e calamos a boca, ou tomamos uma atitude de lobo e vamos à caça?
Eu quero ser lobo e você?



P.S. - Se você leu e é um lobo, então vamos juntos imaginar algo de concreto que podemos fazer, enviando-me sua sugestão.